O confinamento continua, por isso, por cá, permanecemos na exploração das plataformas de streaming. Desta vez, trago-vos The Undone, uma série de animação do mesmo criador de Bojack Hoseman, Raphael Bob-Waksberg.
The Undone é uma série animada de ficção científica, que tem Alma como personagem principal. Alma é uma jovem adulta que foge de tudo o que é convencional, resiliente, mas ferida por traumas do passado. Após um acidente de carro, Alma começa a ver o falecido pai, que ver pedir a sua ajuda: precisa que ela aprenda a controlar o tempo com o objetivo de impedir a sua morte. Assim, a sua aventura começa.
O ponto mais forte da série está na construção de Alma, que tem tanto de heroína e de humana, como de pessoa cheia de defeitos. Alma nunca recuperou da perda do seu pai e isso reflete-se na falta de confiança no mundo, na forma como ela se relaciona com as pessoas. Alma diz o que pensa e reflete depois, impulsiva. E isso torna-a bem real, mesmo no meio de toda esta história de controlo do tempo.
Há uma altura em que a linha entre estas novas habilidades e o que pode ser uma doença mental se torna muito ténue. Será que ela realmente controla o tempo, como tudo leva a crer, ou não passa tudo de uma realidade criada pela sua mente?
Penso que ambas as possibilidades seriam viáveis e cheias de significado para a história.
A série acaba por se tornar um retrato da saúde emocional e psicológica. Começa pelo luto, o que por si já me conquista de uma forma pessoal. Alma não teve a infância mais fácil, nem a adolescência ou a juventude. Depois, o controlo do tempo como um superpoder que todos gostaríamos de ter, certo? Quem não queria voltar atrás, ver as suas próprias recordações ao vivo e, até mesmo, impedir a morte de um ente querido? Mesmo que isso sacrificasse um pouco do nosso presente?
É uma série sobre como estar presa no passado pode levar uma pessoa a fugir ao seu presente, como perder uma pessoa pode levá-la a afastá-la todas as outras. Muito mais que o controlo do tempo em si só. É sobre controlarmos os nossos acontecimentos de vida. Quem somos. Bem, pelo menos na minha leitura.
A série é da Amazon Prime e apenas tem a primeira temporada disponível, sendo que a segunda já está em preparação. São apenas dois episódios muito rápidos, o que é bom para vermos de seguida numa manhã, mas acaba por ser insuficiente para nos viciarmos numa série cheia de potencial. Queremos mais!
O registo é um pouco mais sério e adulto que a maioria das séries de animação, o que acaba por também a distinguir.
Deixo aqui um vídeo da série. Quem já a viu?
Comments