top of page

Jane The Virgin | O adeus à melhor telenovela da TV

Orquídea Polónia

Já fui fazendo várias opiniões sobre a série Jane the Virgin. Agora que a mesma chegou ao final, o que posso dizer sobre a série americana baseada numa telenovela venezuelana?



Vamos recapitular, como faria o narrador de excelente qualidade. Jane é uma rapariga no início dos 20, cujo sonho era o de ser escritora e que vive com a mãe e a avó. Tudo muda na vida de Jane quando descobre que está grávida. Afinal, é algo insólito já que, mesmo namorando com Michael, ela ainda é virgem, seguindo os ideais religiosos da avó. Como aconteceu? Foi inseminada pela médica ginecologista, por engano. Jane descobre, depois, que o pai do filho que carrega é Rafael, o dono do hotel onde trabalha e uma anterior paixoneta. Afinal, quem deveria ser inseminada era Petra, esposa de Rafael e uma mulher fria e calculista. Ao longo do tempo, desenvolve-se um triângulo amoroso, com Jane indecisa entre Michael, o namorado e melhor amigo, o homem ideal mas constantemente em risco devido à profissão de polícia, e Rafael, o pai do seu filho que se torna parte da sua família, transformando-se de um playboy egoísta num homem leal e apaixonado.


Sim, este foi um rápido resumo, a versão rápida. Porquê? Porque esta série é uma verdadeira telenovela, estilo mexicano, cheia de altos e baixos, contratempos e obstáculos, emoções fortes e tudo o mais. Pode parecer que, sendo assim, é igual às outras, pois todas as séries têm reviravoltas. No entanto, esta fá-lo de um modo exagerado e caricato, com um enquadramento original.

Jane the Virgin aposta em efeitos e edição de imagem diferentes, que servem para dar um aspeto mais cómico e surreal ao enredo.


O melhor desta série é que, apesar de todos os exageros e dramatismos, as personagens acabam por ser simples e reais. Sobretudo, todos cresceram ao longo das temporadas, amadurecendo e que quem escreve pensou muito bem na evolução do programa. Numa receita complexa, Jane the Virgin tem todos os ingredientes para o sucesso. Afinal, não é uma série pesada e cansativa, de trama tensa e imagens escuras. Pelo contrário, temos um drama bem pensado, conjugado com momentos de comédia e musicais, em cores vivas e apelativas, cenários frescos e diálogos engraçados. As surpresas, essas, estão sempre a acontecer.



Uma das melhores apostas foi um narrador, algo pouco usual. Acaba por ser alguém que torce ao nosso lado, dando pistas sobre o que aí vem e fazendo comentários divertidos sobre os acontecimentos. É claro, o narrador também foi pensado e a sua identidade foi revelada no episódio final. Diga-se que foi bem pensado e que gostei da identidade atribuída!


Quanto ao final, veio numa boa altura e foi satisfatório. Ao fim de cinco temporadas, começa-se a desconfiar se não se tornará repetitivo, principalmente no que toca ao triângulo amoroso e ao vai-e-volta de Jane e Rafael. Por muito que vá sentir saudades, pois não há tantas séries engraçadas e simples, confesso que concordo com o ponto final. Foi um fim bonito, mesmo que esperado e prevísivel, uma espécie de "felizes para sempre" que se dá nas telenovelas, mas merecido.

Fomos brindados com um especial de reações e despedida dos atores e atrizes, o que nos coloca logo de coração aberto e emocionados com esta finalização. Viu-se a união da equipa, o que eu ia acompanhando pelas redes sociais. É claro que essa amizade dá sempre outra vida a uma série, tornando-a bem sucedida.


Por fim, recomendo-vos Jane the Virgin! É uma série que se vê facilmente e com uma bonita história de amor, não só do romance como da família Villanueva. Retrata famílias não convencionais, assim como feminismo, a imigração nos EUA e os obstáculos encontrados pelas pessoas latinas naquele país. Vale muito a pena!


Outro facto interessante, para rematar, é que existiu a possibilidade de um suposto spinoff! Jane The Novela tinha um episódio encomendado pela CW, mas que, pelos vistos, não irá em frente. A série seria passada contando histórias de um livro por temporada, inspirando-se em telenovelas. Jane não ficaria de lado, já que iria ser a narradora, além de Gina, a atriz que lhe dá vida, ser a produtora executiva. É uma pena que não se concretize!


E vocês? Viram a série? Gostaram do fim? Ficaram curiosos em ver?

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page