Venho falar sobre um livro de... Stephen King. Pois, quem mais?
Falo de "Samitério de Animais". Já vi a nova versão do filme, tendo dado a minha opinião aqui.
Por cortesia da Bertrand Editora, que me me disponibilizou um exemplar para o efeito, terminei a leitura e cá está o que tenho a dizer.
À semelhança do filme, o livro começa com a mudança de casa da família do Dr. Louis Creed. Church, o gato, é atropelado e Jud, o vizinho, apresenta-lhe um caminho nos bosques que vai para além do cemitério de animais. Quando Church volta não é o mesmo, como se a alma se tivesse perdido. O poder daquele local persegue Louis como uma má sorte, começando a maldição daquela família.
Ora bem, este livro entrou para os meus preferidos do autor. A história é muito rica e as personagens são ainda mais atrativas do que no filme. Acabamos por nos identificar com esta família e querer que corra tudo bem, que consigam um final feliz. Torcemos por todos e chegamos ao fim arrasados e tristes. É um livro muito emocional que mexe connosco de uma forma que Stephen King sabe fazer muito bem.
É um livro assustador, com um suspense que nos faz querer ler mais, saber o que vem a seguir. O misticismo daquele local é muito bem explorado e explicado, com detalhes que nos convencem. Nada passou ao lado do autor, pelo que tudo se torna bem real para quem lê. Isto tudo numa escrita fluída e convincente. Dá para ficar ainda mais fã do Mestre do terror?
Existem variadas diferenças, mesmo que com muitas semelhanças, entre o livro e o filme. Por exemplo, no livro ainda conhecemos a esposa de Jud; o que acontece à filha de Louis aqui acontece ao filho; o final é diferente; etc.
São duas versões válidas e com mérito próprio.
Um alerta sobre como a morte, a dor e o luto nos tornam vulneráveis, perto da loucura, e a forma como isso nos afeta, pois um mal nunca vem só...
É um livro intenso mas que vale completamente a pena a sua leitura! Acham o mesmo?
Deixamos o agradecimento à Bertrand Editora por tornar esta leitura possível! Espero que continuem a adaptar mais livro de Stephen King!