Conheci Rupi Kaur através das redes sociais com imagens de poemas seus ilustrados. Palavras simples mas carregadas de sentimento em poemas que nada são tradicionais. Fiquei curiosa e agora venho dar-vos opinião sobre "O Sol e as Suas Flores", por cortesia da Lua de Papel, que nos cedeu um exemplar.
Aqui fica a sinopse para quem tem curiosidade em ler:
"o sol e as suas flores é uma coletânea de poesia sobre a dor autoabandono honrar as raízes o amor emancipação está dividido em cinco capítulos murchar. cair. criar raízes. crescer. Florir"
Podem ver mais sobre o livro aqui.
Rupi Kaur nasceu na Índia e mudou-se muito cedo com a família para o Canadá. Hoje é uma poetisa feminista, conhecida pela popularidade que os seus poemas alcançam no Instagram. Escreve sobre o amor e a família, mas também aborda temas complexos como a violência, violação e empoderamento feminino.
Note-se, sobretudo, as suas mensagens sobre o amor próprio.
Este é um livro muito simples de ler, podendo-se considerar uma leitura rápida e fácil. Não é, na minha opinião, um daqueles livros que nos fica marcado, mas sim algo escrito como apontamentos bonitos e sentidos, não pensados.
É isso mesmo que diferencia a autora e que nos faz ler, que nos toca. Sendo já isso que eu esperava, não desiludiu.
Penso que Rupi faz um excelente trabalho em passar para o papel as suas emoções tão complexas, que desafiam as mentalidades tradicionais. Este não é apenas um livro para pessoas apaixonadas ou magoadas, é um livro sobre o poder das mulheres, sobre a história das minorias, sobre o que há de mais humano.
É provável que leia mais da autora ou que, pelo menos, vá seguindo o seu trabalho nas redes sociais.
Este é um livro para ter na cabeceira e ler nos momentos de relaxamento, com facilidade.
Recomendo para todas as mulheres que procurem algo que conjugue sentimentalismo e feminismo!