Há livros que nos encantam logo pela capa, não digam que não... Foi o caso de "Os Contos mais Arrepiantes de H. P. Lovecraft", que nos dá a conhecer os melhores contos clássicos do mundo do terror, ilustrado por artistas portugueses.
Felizmente, a editora Saída de Emergência disponibilizou-nos um exemplar para satisfazer a curiosidade!
Sinopse:
Antes de H. P. Lovecraft, a literatura de horror resumia-se fundamentalmente a vampiros, fantasmas e bruxas. Depois dele, o género nunca mais foi o mesmo. Genial criador de mundos, pai das mais hediondas criaturas cósmicas e de uma Arkham tão real como Lisboa ou Nova Iorque, Lovecraft foi o pioneiro de um horror onde a humanidade é apenas uma centelha de sanidade num vasto universo de maleficência. Uma centelha fugaz que perde esperança de conto para conto. A sua visão do horror foi de tal forma influente que está presente na obra de Stephen King, Neil Gaiman, Guillermo del Toro, Alan Moore e muitos outros criadores, da literatura ao cinema, da BD à música. Até Stranger Things, a série-sensação do momento, é uma homenagem ao imaginário de Lovecraft. Nesta edição de colecionador, ilustrada por 22 artistas nacionais, são apresentados os contos mais arrepiantes de Lovecraft, dando-nos a conhecer a evolução do seu estilo narrativo único e consolidando-o como um dos autores mais visionários da literatura americana.
É um livro de capa dura, com 544 páginas e cuja primeira edição foi em Setembro deste ano. Podem ver mais informações aqui.
Quando o livro me chegou às mãos pulei de contente! Esta coleção da Saída de Emergência é das coisas mais lindas que já vi!
A capa está muito bem construída e apelativa, transmite muito bem o conteúdo do livro e a mensagem que a editora quer passar. Há uma homenagem aos autores que transformaram o género do fantástico e do terror bem explícita.
A própria organização do livro está excelente, desde um índice fenomenal a uma introdução à vida do autor. Confesso que não conhecia muito bem Lovecraft, apesar de saber a sua importância no género. Foi uma ótima forma de começar a conhecer já de um modo um pouco mais exploratório. Fica-se a saber quem é a pessoa, além do autor, e o que está por trás dos seus contos. Lovecraft era um homem ligado às ciências, pelo que isso reflete-se perfeitamente na sua escrita.
Há que falar nas ilustrações, ao todo 22, realizadas por artistas nacionais. A qualidade é muito boa, condizendo com os contos. Dão um toque completamente original à obra. A Saída de Emergência está de parabéns no que toca à concretização física do livro!
Gostei imenso de ficar a conhecer H. P. Lovecraft. Como apreciadora do género, não podia deixar de o fazer. Confesso que nem sempre é fácil de ler os seus contos. O autor recorre imenso à ciência, assim como que à descrição. Os seus contos são extensivos e, como muitos clássicos, algo complexos. No entanto, é impossível não sentir o suspense em cada página! É perceptível a qualidade e a originalidade dos seus escritos para a época. Além disso, o autor cria o seu mundo fantástico, com as suas próprias criaturas míticas, levando o leitor a familiarizar-se com Arkham, a cidade por ele criada.
Resumindo, todos os fãs do género deveriam ler o livro! Não nego que ele requer uma leitura cuidada e paciente, mas vale a pena. E não haverá livro mais completo para conhecer o autor que este... Não pensam?