The Shape of Water (2017) é um filme escrito e dirigido por Guillermo del Toro e conta a história de um amor improvável entre uma criatura marinha e uma empregada de limpeza, que trabalha em uma instalação de ciências militares. Sim... estás a ler isto correctamente, uma mulher muda apaixona-se por uma criatura de forma humana que come peixe e provavelmente gosta de fazer coisas estranhas debaixo de água!
Fui ver este filme sabendo absolutamente nada da história, não li artigos sobre o filme e não vi trailers. A única coisa que sabia é que o filme tinha uma criatura marinha, uma mulher, e eles em algum momento do filme decidiram dar um mergulho juntos no oceano. Eu me mantive longe de qualquer tipo de spoilers para este filme Eu sinto que ir sem nenhum conhecimento apenas tornar o filme mais agradável e cativante, então eu recomendo que todos façam o mesmo.
Assim que o Guillermo del Toro ganhou em grande na Cerimónia dos Óscares, fiquei muito animado e decidi então ver o filme. Dos poucos filmes que vi do del Toro, gostei imenso do Labirinto de Pan e do Hellboy. Não desgostei do Crimson Peak, apesar de não ser um filme tão bom quanto era espectável, era divertido e bonito de ver.
Assim como qualquer outro filme de Guillermo Del Toro, este filme é lindo, cada cena pode ser emoldurada e colocada numa parede para uma apreciação diária. O trabalho da câmara é suave e permite uma percepção eficaz da passagem do tempo, emoções e a tensão de certas cenas. A edição também é suave, sem cortes estranhos ou confusos. Atuação é de alto nível. Todos os actores deram o seu melhor e isso reflecte-se no filme. Eu estava com receio que a criatura fosse essencialmente uma criação de computadores (CGI), mas felizmente foi uma mistura maquilhagem e efeitos especiais. O produto final foi uma criatura incrível, com aspecto muito realista e que emanava vivacidade. Em nenhum momento me pareceu um tipo disfarçado de Creature from the Black Lagoon. Porquê esta referência? Simples, este filme serviu de inspiração para este filme. Criatura marinha apaixona-se por uma bela mulher.
Adorei este filme, a história é cativante e cada cena é uma obra de arte. Eu recomendo vivamente este filme.
Secção de Spoilers – nesta secção vou falar mais aprofundadamente sobre o filme, portanto vai conter spoilers.
A história acontece nos anos 60, uma época onde a sociedade que olha com desprezo para pessoas de cor e de preferências sexuais diferentes. Isso fica muito claro na cena do restaurante quando o funcionário expulsa um casal negro e o amigo de Elisa, Giles, depois de descobrir que ele era homossexual. Elisa sente-se incompleta e abandonada nesta sociedade devido sua incapacidade de falar, assim como seus amigos Giles e Zelda.
Giles, sendo homossexual, e Zelda, uma mulher negra, sentem-se reprimidos e expulsos por esta sociedade que os considera inaceitáveis aos olhos de Deus. A sociedade aqui é representada por Strickland, um homem que se vê a representação perfeita de Deus, um homem branco, bem-sucedido e completo em todas as suas faculdades. Strickland tem um ódio irracional pela criatura. Ele teme sua existência, considerando-a uma aberração aos olhos de Deus. Dr. Hoffstetler reflecte o outro lado da sociedade, ele vê a criatura como um ser magnífico e sente que a sociedade poderia aprender muito com ele. Ele até ajuda Elisa e Zelda a libertar a criatura da instalação científica.
A Forma da Água não é apenas uma história de amor, mas uma adaptação moderna do conto da Bela e o Monstro, onde o Monstro nunca foi verdadeiramente um Monstro e a Bela, não sendo fisicamente empolgante, é caracterizada sua beleza interior e uma personalidade charmosa. Strickland assume nesta história o papel do verdadeiro Monstro, vendo a besta como um perigo para a sociedade e o seu sucesso, e caçando-o até ao seu último folgo. No final, o Monstro permaneceu a mesma criatura, o monstro real foi morto e a beleza transformou-se numa Monstro para viver num novo mundo que a tornou mais completa. Um bocado como o filme do Shrek. As lesões que a tornaram diferente nesta sociedade e tomaram sua voz agora transformaram-se em guelras, permitindo que esta pode-se agora explorar um novo mundo.
A mensagem que interpretei com esta história de amor é que as diferenças não significam nada. Mesmo com a incapacidade de falar, Elisa foi capaz de se comunicar com a criatura, ver humanidade nele e apaixonar-se. Um laboratório altamente avançado, naquela década, cientistas e militares foram incapazes de comunicar com uma criatura temida por ser uma criação demoníaca do diabo, mas uma mulher de limpeza muda sem saber o que era aquela criatura e de onde ela vinha, foi capaz de comunicar com ele e fazer uma criatura assustadora apaixonar-se por ela pouco a pouco.
Trailer Oficial: