top of page

Quando a Noite Cai | Um thriller inteligente e interessante

Orquídea Polónia

"Quando a Noite Cai" foi um livro que me ofereceram de um autor que não conhecia até então, Nelson DeMille.

Prometendo ser um thriller inteligente e baseado em factos verídicos, deixou-me bem curiosa.

Como já sabem, sou grande fã de thrillers e mistérios. É claro, concordo com a frase da contracapa: "Não há um único mistério no mundo sem solução, se vivermos o tempo suficiente para a descobrir..."

Por isso sim, fiquei bem curiosa. No entanto, tive algum receio por não ser propriamente o género de thrillers que costumo ler.


"Quando a Noite Cai" conta-nos a história da queda de um avião, o Boeing 747, que explode e incendeia o céu. John Corey, personagem principal que trabalho na Unidade Operacional de Combate ao Terrorismo, é quem acaba por investigar o caso 5 anos depois da tragédia. Mesmo com 230 vítimas, tanto o FBI como a CIA parecem encobrir o caso.

Kate, esposa de John e detetive do FBI, motiva-o a a fazer justiça. Terá sido uma falha mecânica, como apontam? Ou um míssil atingiu o avião, como centenas de testemunhas o afirmam?


Na verdade, o que mais me entusiasmou no livro foram todos estes factos verídicos em que o autor se entusiasmou. Quanto à afirmação de ser um thriller inteligente posso concordar, DeMille fez um trabalho fantástico a pegar num assunto tão delicado e a transformá-lo nesta obra que toca em assuntos tão complexos.

A linguagem é sempre cuidada e até simples, para um policial tão específico.

Na minha opinião, um dos pontos fortes do livro é a construção das personagens. É fácil gostar delas. John é um protagonista bem pensado que nos faz agarrar ao livro e querer ler mais da coleção.


No entanto, alguns aspetos não foram tão positivos. Apesar de começar de forma genial e colocando logo o suspense no máximo, sendo um livro longo e denso, acaba por se demorar e se perder no meio. Mesmo com todo o mistério, parece que falta um momento em que o pico de adrenalina acontece, algo que parece existir mesmo no final mas depois fica em suspenso.

O final, esse, foi até um pouco surpreende e, lá está, inteligente. Algo que nos faz querer ler e saber mais.

Contudo, gostaria que tivesse existido mesmo mais, um desfecho justo, uma explicação. Talvez isso se justifique com a continuação da coleção de livros de John Corey.


Já leram? O que acharam?

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page