top of page

2017 em Resumo | Das séries aos livros

Orquídea Polónia

O ano começou e já nos metemos a fazer resoluções: que séries novas irei ver? Quais livros vou ler? Quais os filmes mais aguardados?

Então e 2017? Como foi este ano em termos de entretenimento? Como mais vale tarde do que nunca, vou-vos falar do melhor (e daquilo que não foi tão bom) das minhas visualizações e leituras!

 

2017




No que toca a séries, o meu destaque vai para The Exorcist. Ao acabar de ver a temporada fiquei super curiosa para saber mais! É das poucas séries cujo interesse aumenta ao longo da temporada, ao invés de decrescer, tal como tem que ser! Uma terceira temporada ainda não foi confirmada, mas eu penso que, depois daquele final, a série tem tudo para ir mais longe. Além disso, é a única série, na minha opinião, que merece entrar na categoria de terror, conferindo uns pequenos sustos e um clima de tensão até ao fim.

Destaque também para a série da Netflix, 13 Reasons Why, que foi lançada no mês de Março e correu o mundo, não deixando ninguém indiferente. Comovendo pessoas de todas as idades, alertou para os problemas dos adolescentes, principalmente para o bulliyng na escola, iniciando alguns movimentos de consciencialização. Já a HBO com outra excelente adaptação, Big Little Lies, uma das melhores séries que vi! (Sim, justifica o Golden Globe da Nicole Kidman!)

Por último, tenho que mencionar o meu apreço por Jane The Virgin, o meu guilty pleasure. Sempre com um ambiente descontraído e divertido, raro numa série de drama, mesmo quando se repete (o que acontece), a série consegue surpreender e deixar-me curiosa. Serei a única a torcer por Jane e Rafael?





Tenho que dizer que o meu 2017, por bons motivos, foi super ocupado, pelo que não me deixou muito lugar a procurar séries novas. Apesar de não ter sido tão mau quanto imaginei que seria, deixei algumas série por ver (como Stranger Things!), mas espero recuperar em força agora, antes que volte tudo do hiatus!



No que toca a séries que me desiludiram um pouco, tenho que mencionar Riverdale. A primeira temporada ainda teve algum interesse, envolta num ambiente distinto e em mistério. No entanto, a segunda temporada, que até tinha um bom mistério, deixou muito a desejar. Deixou-se levar demasiado pelo drama adolescente, pelo que talvez já não seja uma série para eu continuar a ver.

Tenho que mencionar Pretty Little Liars e The Vampire Diaries. Estas não falo por serem o pior de 2017. No entanto, terminaram nesse ano e deixaram um gosto amargo na boca. Segui-as por vários anos, praticamente durante a minha adolescência. Quando séries assim terminam, esperamos que o final seja digno de festa, choro e felicidade. The Vampire Diaries terminou de forma morna, com muitas coisas que poderiam ter sido melhores, Já Pretty Little Liars terminou um mistério de forma óbvia e pouco cuidada, deixando demasiadas questões por responder.

A opinião sobre as séries está aqui no blog portanto toca a ir ler!

Agora vamos passar aos filmes! Não vi muitos este ano, mas dos que vi, os que mais me entusiasmaram foram...

A Bela e o Monstro, na mais recente versão live, leva um grande destaque pela excelente caracterização e interpretações! Um ótimo filme para nos levar de volta à infância, saí da sala de cinema de coração cheio.

Outro excelente filme de 2017 foi It: A Coisa, que combinou terror com humor e adaptou um antigo clássico na perfeição. Sendo eu fã de Stephen King, o filme não me deixou indiferente e recomendo a quem ainda não o viu!

Menções também para Annabelle 2, que me surpreendeu por ser bem melhor que o primeiro, e para Jigsaw: O Legado de Saw, ressuscitando mais um clássico, uma saga de filme de terror que marcou uma geração!


Por fim, mas nada menos importante, há que falar nas minhas leituras! Mais uma vez, o tempo foi muito escasso e não atingi o meu objetivo que eram 50 livros. Fiquei-me pelos 34 livros em 2017, que se traduziram em 11 410 páginas! (Obrigada Goodreads por estes dados!) Em minha defesa, foram páginas e páginas de livros excelentes, não me posso queixar das leituras. Vejam na galeria abaixo:

É tão difícil selecionar apenas alguns para indicar como o melhor de 2017! Vêm-me logo pelo menos meia dúzia à ideia, assim só para começar... Mas lá terá que ser!

Começo por um dos meus autores preferidos! Stephen King inspira-me sempre, com uma escrita original e livros que se destacam de todos os outros autores. Criando um universo paralelo, The Shining é um dos livros que mais marcou a sua carreira, assim como o próprio género literário. Não há como ficar indiferente a Danny, uma criança tão peculiar.

Outro livro que foi, para mim, excelente, foi A Rapariga no Comboio. Depois de ver o filme, já estava à espera de algo em grande, mas Paula Hawkins não deixou de surpreender! À medida que a história vai evoluindo ficamos cada vez mais rendidos, mais surpreendidos com as personagens, mais embrenhados no mistério. É uma história bem ao estilo de Gone Girl, o meu livro preferido. E ainda têm em comum o facto de apresentarem mulheres fortes, com personalidade! No mesmo género, temos Liane Moriarty, com Pequenas Grandes Mentiras, que li depois da série e fiquei a adorar! Leituras obrigatórias!

Não posso deixar de mencionar M. J. Arlidge, que comecei a ler em 2017 e com certeza não irei parar de me aventurar no mundo macabro de Helen Grace!


Já na categoria de livros que não me cativaram tanto, o número já é mais pequeno. No Coração do Mar foi um livro que não gostei por aí além. Apesar da história ser interessante, penso que a escrita densa tornou-o, por vezes aborrecido. Já Gravar as Marcas, de Veronica Roth foi um livro que desiludiu um pouco, não sendo propriamente um livro mau. Depois de ler a sua saga, penso que tinha expetativas diferentes.

 

2018

Depois deste resumo, restam-me as resoluções de ano. Espero, este ano, chegar à meta dos 50 livros! Já tenho alguns na minha prateleira que estou ansiosa para ler! Sendo eles algumas dezenas, é difícil dizer quantos e quais exatamente. Mas tenho o recente livro de Paula Hawkins, Escrito na Água, que me foi oferecido no Natal e mal posso esperar para ler! Claro, tenho mais livros do Stephen King, tipo uns três ou quatro... Irei continuar com M. J. Arlidge e iniciar Lars Kepler. Ufa, bora lá 2018!


Em termos de filmes, o quatro filme da saga Insidious já saiu para os cinemas e quero muito ir ver! Já o segundo filme do Mamma Mia foi outro que me deixou curiosa, já que o primeiro até me agradou. E, claro, The Nun, a famosa freira que se diz estar de volta este ano!


No mundo das séries, acho que já só espero conseguir ver tudo o que tenho para ver!! Idealmente, gostaria de votar o olho a algumas séries como Dark. É claro, se for desta que sai a série de Objetos Cortantes (Gillian Flynn), estarei lá para ver! Uma coisa vos digo: em 2018, não haverá Game of Thrones!!


E vocês? Qual foi o vosso melhor e pior de 2017? E o que vos entusiasma em 2018?

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page