top of page

It | A Coisa mais assustadora do ano?

Orquídea Polónia

Hoje estou cá para dar a minha opinião sobre um dos filmes mais aguardados do ano. "It: A Coisa" é uma readaptação de uma das obras mais vendidas de Stephen King, com o mesmo nome. O livro já tinha sido adaptado aos ecrãs, transformando-se num clássico de terror que voltou numa nova forma.



O filme conta-nos a história de um grupo de pré-adolescentes que se une para formar o Clube dos Falhados, cada um com o seu rótulo: o gago, o gordo, o hipocondríaco menino da mamã, a promiscua, etc. Bill, um dos elementos do grupo, perde o irmão mais novo quando este está a brincar na rua e nunca mais regressa. Ao mesmo tempo que Bill investiga o seu desaparecimento, todas as crianças do grupo começam a ter visões com os seus piores pesadelos, aquilo que mais os assusta. É assim que descobrem Pennywise, um palhaço maléfico sobrenatural que está por detrás do desaparecimento de inúmeras crianças na cidade e não vai descansar enquanto não os apanhar também...



É claro que a expetativa já estava elevada, sendo baseado num livro do Rei (que ainda não li, mas está na lista) e tendo as críticas positivas que teve, chegando a ser apelidado como o filme mais assustador do ano. Bem, talvez esse tenha sido o único ponto que me desiludiu. Não achei um filme muito assustador, apesar de ter algumas partes de cortar a respiração. Na verdade, talvez por ter diversos momentos divertidos, achei um filme muito leve até!


Agora, isso não quer mesmo dizer que não gostei! Pelo contrário, adorei e talvez seja mesmo um dos melhores filmes do ano! As personagens estão super bem construídas, deu para perceber um pouco de cada criança. Os miúdos provaram ser excelentes atores. Piadas muito bem construídas, mensagens sociais que foram passadas (abusos, bullying, etc), amizade e união a provar a força... A verdade é que passamos o filme a torcer pelas crianças, a desejar que tudo acabe bem. E por muito que aquele fosse um universo completamente imaginário onde um palhaço assassino matava crianças, quando se tratava daqueles miúdos tudo parecia real!


O que gostei menos? O facto de Pennywise não ser explorado ao ponto de ficar explicita a sua origem, de onde apareceu e como se tornou nesta personagem: um palhaço assassino cheio de poderes sobrenaturais que mata crianças para consumir o seu medo. Gostava de perceber mais sobre isso, apesar de ficar esclarecido que ele é o pesadelo de Derry durante séculos, voltando de 27 a 27 anos. No entanto, parece que vamos ver mais sobre isso no segundo filme!

É claro, Pennywise também é o que mais gosto neste filme! Bill Skarsgård fez simplesmente um trabalho fenomenal, numa atuação que, para mim, foi excelente! O seu sorriso maléfico, o seu olhar penetrante e assustador, a sua postura, até a sua voz me convencem desta personagem! É aquele tipo de vilão que nós adoramos e queremos ver mais e mais!



Acharam o mesmo? It: A coisa" terá uma segunda parte, em que a trama se passará 27 anos depois, com o mesmo grupo de regresso já em adultos. Esperemos que regresse rápido! Enquanto isso, aqui fica o trailer para ver ou rever:

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page