top of page

Pretty Little Liars| Teorias no início do fim

Orquídea Polónia

Sabem que dia é hoje? Terça, dia de regresso de Pretty Little Liars para os últimos episódios. Parece que já estou a morrer de saudades! A sério, pode ser uma série adolescente, que até enrolou um bocado por diversas vezes, mas destacou-se de todas as que eu vi por ter uma envolvência que ia além dos episódios. Normalmente vemos um episódio e desligámos, não vamos muito além disso, mas neste caso ficamos a pensar, a rever para encontrar pistas, a criar teorias.


Hoje é o dia mais que perfeito para teorizar sobre todas as questões e mistérios por resolver. Vou falar aqui das minhas teorias, sendo que acredito que tudo vai dar a Bethany Young, cuja história está mal contada. O post pode ser grande, mas penso que valerá a pena!

Venham ler, comentem com a vossa opinião e digam quais são as vossas apostas!

 

Porquê Bethany?


O primeiro motivo está no facto de Bethany ter sido um dos mistérios mais bem construídos da série e nunca teve grandes respostas, apenas sabemos que foi colega de Charlotte em Radley e matou a mãe de Toby, acusando-a. Mas pareceu uma explicação estúpida, já que as coisas não batiam certo: Bethany é mais nova que Charlotte e no vídeo não parecia, além de que os anos não estavam certos pois nessa altura Toby era um rapaz muito pequeno e já o vimos a conversar com Marion enquanto adolescente. E depois, se Bethany realmente fugiu no mesmo dia que Cece, porque não fazer a sua vida e ir atrás desta? Porque chamava tia a Mrs D., mãe de Alison? Acredito que Cece/Charlotte mentiu para se encobrir e esconder o facto de ser filha de Mary, culpando uma rapariga que supostamente está morta. Mas mesmo a morte de Bethany me parece estranha. Aliás, tudo nela foi estranho, como se todas as pessoas suspeitas tivessem relação com ela.

É por isso que vou falar dos mistérios por resolver e de como Bethany pode ser a resposta.

 

Porque não confiar em Charlotte?


Muita coisa do que Charlotte disse não faz sentido, e muita coisa passa a fazer sentido se não acreditarmos nela. Todas aquelas revelações sobre ela ser –A trouxeram imensas dúvidas pois não bate certo com muitas histórias que já ouvimos. É impossível a morte de Marion ter sido como ela diz, penso que apenas a contou nessa perspetiva para que elas tenham pena: estavam a proteger Charles, menino indefeso, a tentar criar empatia. Mas tudo aconteceu numa época em que ela era quase uma mulher, Charlotte, e poderia estar a encobrir alguém - Mary talvez? E Jessica encobriria para ninguém conhecer a sua gémea.

E também temos o facto de Jessica ter discutido com Alison num dia em que lhe ligaram de Radley a dizer que a sua filha estava lá e que poderia ser um perigo, ela correu a pensar que se tratava de Alison mas afinal era Charlotte, não a sua filha. Mas ela não era a sua mãe supostamente, e não estava em Radley? Porque lhe ligariam a dizer que a sua paciente e filha tinha entrado lá se lá estava internada, deixando-a preocupada para depois ela saber que não era nada com ela? E iria contar a Alison, fazendo-a desconfiar? Não me parece que Jessica agisse como mãe de Charlotte. No máximo ela lidava com a situação e ficava calada. Isso significa que Charlotte mentiu e Jessica não a tratava como filha, ela sabia que a sua mãe era Mary. Talvez tenha pregado essa partida para assustar Jessica, lembrando-lhe que ela tinha toda uma família escondida por parte da irmã. Afinal, quais as hipóteses de ela ter adotado o nome Drake, o mesmo que a mãe verdadeira?

Em todas as coisas que não batem certo podemos incluir o facto de ela afinal dizer que afinal não conversou com Melissa naquela noite. Jason poderia estar enganado, mas ela própria tinha confirmado anteriormente com Emily. O pior de tudo foi que Emily apenas lhe perguntou se ela esteve lá, tal como Jason disse, e foi ela que explicou que Alison lhe pediu ajuda por causa das gravações do NAT Club e Melissa falou com ela porque era quem mais queria as gravações. Logo, foi ela quem tomou a iniciativa de falar em Melissa. Agora a versão é de que nunca falou, Jason viu mal. Estranho não?

 

O que aconteceu “naquela noite”? – Mentiras e incongruências


Temos visto várias perspetivas do que aconteceu naquela noite, segundo quem esteve lá. Mas parece que faltam algumas peças.

Toda a situação de Bethany é muito esquisita, porque além de ser estranho toda a coincidência de ela vestir o top amarelo igual a Alison no mesmo dia, fez com que existissem duas pulseiras a dizer “Alison”. Sim, porque Alison é enterrada com uma e depois é resgatada e ajudada por Mona, deixando a sua pulseira com ela, que depois, enquanto –A, deixa as pulseiras no bosque para dar às liars. Mas vemos que Bethany é encontrada com a mesma pulseira, tanto que a polícia quando encontra o corpo fica com a pulseira e entrega-a também às liars, confusas por existirem duas iguais. Uma coisa é copiar o vestuário, outra é ir a pormenor. A única explicação que encontro foi que alguém queria muito fazer-se passar por Alison, ou fazer com que ela fosse dada como morta. Que motivos existiam para tal?

Pulseira nº1: Pulseira Nº 2:














E outras coisas não batem certo nessa morte: Bethany segue Charlotte de Radley pois esta foge (mesmo que tivesse os seus privilégios) podendo ir para qualquer sítio, além de que Jessica. encobre a morte da própria filha para salvar a sobrinha!

A própria cronologia da noite não bate muito certo. A Melissa disse que viu a irmã com a pá, quando voltava para o celeiro, e foi ver o que aconteceu, encontrando uma rapariga morta. Ora, se foi quando Spencer saiu da discussão, Ali estava viva. Mas nos minutos que Melissa demorou a chegar à cova tudo aconteceu: Charlotte atacou Alison, a mãe enterrou-a, Grunwald salvou Alison, Mona atacou Bethany e encontrou Alison, Melissa viu o corpo e enterrou Bethany. Terá ela demorado assim tanto?

E motivo extra: como é que Alison ouviu a sua mãe dizer a Charlotte “O que fizeste?” mas não ouviu o outro lado da conversa, com a sua “amiga Cece” a responder?

 

A família de Bethany


A entrada de Bethany na série é estranha ainda por mais motivos. Nunca conhecemos ninguém da sua família, apesar de já termos ouvido falar sobre o Mr. Young. O facto de não os vermos nem a eles nem a Bethany é curioso. O pai de Bethany, que nunca apareceu, teve um caso com Jessica. Agora que sabemos o que sabemos, poderia ter sido antes um caso com Mary? E ser esta a mãe dela? Afinal, ela chamava tia a Jessica… E vale a pena relembrar que mal vimos notícias sobre o seu funeral, apenas vimos Black Widow a entregar uma coroa para dar as condolências aos seus pais. Já vimos Mary ou Jessica a vestir a roupa de Balck Widow, dizendo que era tudo culpa sua, num sonho de Alison. Será só coincidência? Além disso, já vimos Bethany como criança, e até morta, mas a sua cara como adolescente nunca foi mostrada, nem uma fotografia no funeral! Será que a reconheceríamos?


 

A morte de Marion à luz da teoria de Bethany


Tal como já disse, Charles não precisava de se vestir como uma menina porque já era uma, logo Bethany não precisava de o ajudar a esconder esse segredo. O motivo de Bethany desaparece e a versão de Charlotte passa a ser mentira. Penso que ela contou esta versão apenas para criar empatia e ser perdoada, é mais fácil culpar uma rapariga morta, ou supostamente morta. Além disso, se Bethany matasse Marion para proteger Charlotte, porque acusaria a amiga logo a seguir? O que penso que aconteceu? Mary estava lá internada, seguia as filhas de perto, e Marion descobriu-as logo acabou morta, por alguma delas. Isso explicaria tanto segredo de Radley, encobrindo o facto de Mrs D. ter uma gémea. Até porque uma rapariga pequena dificilmente empurraria uma mulher adulta. Sim, acredito que Mary matou Marion para esconder a sua reunião familiar.

 

A relação de Bethany com Jessica


A relação de Bethany com Jessica foi a primeira coisa que me fez alertar para a possibilidade de Bethany ser filha de Mary - a minha teoria. Ela confiava em Mrs D., até deixar de gostar dela por lhe ter mentido. Supostamente, temos a versão de que Jessica encobria a morte de Marion e o envolvimento de Charlotte, daí fazer tudo por Bethany (que viu), até ser descoberto o seu caso com o pai de Bethany. Na minha teoria: Jessica fazia o que conseguia para dar a melhor vida à sobrinha (e pedia-lhe que lhe chamasse tia, o que não tem nada a ver com ter um caso com o pai, porque pedir à enteada que lhe chamasse tia era demasiado), até que Bethany descobriu o caso da mãe, Mary, e o pai juntos. Talvez tenha sido neste momento que ela descobriu que Mary era a sua verdadeira mãe, ficando com raiva quando Jessica lhe pedia que a chamasse tia pois ainda estava a lidar com o facto de lhe terem mentido tanto tempo. Quando ela diz, nas gravações, que ela lhe mentiu nunca fala em Jessica, portanto poderia saber que se tratava de Mary, e ao dizer “Será tal mãe, tal filha?” poderia estar a falar sobre Charlotte o tempo todo pois ela própria tinha tido alguns artritos com a irmã.

Bethany expressava-se muito através dos seus desenhos, que tinham Jessica como antagonista. Ela chegava a desenhá-la como um demónio, assim como vemos um demónio a levar um menino e a afastá-lo de uma rapariga. Poderia Charles ser aquele menino, quando Jessica o adotou/ afastou de Bethany, e ela a menina que ficara sozinha? Se sim, dá para compreender que ela ficasse furiosa por lhe tirar a sua família e ainda querer ter laços familiares, querendo ser tratada como tia. Se ela soubesse a verdade sobre Mary neste momento explicaria o pico de raiva!

 

Relação de Charlotte e Bethany com personagens suspeitas


Bethany partilhava o quarto com Rhonda mas também conhecia Leslie. Segundo Mona, ela odiava-a, mas não nos podemos esquecer que foi graças ao depoimento dela em tribunal que as liars foram presas para serem raptadas à Dollhouse – um plano de A. E também há o facto de Leslie ter dito a Mona que apenas ouviu o nome de Charles na noite em que Bethany fugiu, o que não faz sentido visto que ela já era Charlotte. Nesta altura ela não podia ter deduzido que fosse ele, visto que todos pensavam que Charles estava morto, logo ou procuravam um Charles e não uma Charlotte/Cece ou Leslie sempre soube demais. Curioso que uma rapariga de Radley tenha causado tanto impacto, a favor de Charlotte, conhecendo Bethany, não?

Também temos a relação de Cece com Wren, homem que sempre pareceu suspeito e que voltará para nos fazer algumas revelações. Lembram-se daquele desenho com uma mulher de vermelho (muito parecida com Mary), numa família feliz que parecia aqueles manequins da Dollhouse (cujo pai sempre me lembrou o Mr Hastings) e um cavalo que relembrava os desenhos de Bethany? E se essa família sempre se reportou a Mary, Charles e Bethany? Até porque me fazem lembrar os desenhos dela e o seu gosto por cavalos. Além disso, ele ajudou Cece a visitar Mona, isso conta como seu ajudante, certo? E depois de tudo não nos podemos esquecer que ele acabou a relação com Melissa ao saber que ela supostamente enterrou Bethany. E se ele soubesse a verdadeira história dos Drake?

E também nos falta resolver a conexão de Charlotte com personagens como Jenna (que antes tinha medo dela e agora quer vingar a sua morte), Sara (que veio do nada e acabou morta só para não contar demais) e Noel (que a ajudou na Dollhouse, tem momentos de parvoíce e cujo pai dele ter autorizado a adoção da filha de Mary – Spencer). Quando falamos em Jenna também contamos com Shana, a sua sombra.

Além de que tenho sempre a impressão que o NAT Club tem um papel importante, faz-me sempre lembrar o símbolo do olho, aquele da festa que Holden (que vai voltar) foi, e Maya também mas desapareceu depois de Noel a ajudar, uma situação misteriosa pois sempre deu impressão que ela sabia alguma coisa (enigma de Mona: Maya knew).

Penso que a A Team, estas pessoas que ajudaram Charlotte e que são usadas por AD, teve início no NAT Club. Eles tinham muitos vídeos de Jenna, é um facto. Jason é o único membro vivo do clube, sendo que na altura ele namorava com Cece (a prima, ugh). Ela poderia ter acesso aos vídeos, aos segredos - saber como e quem manipular. Talvez ela estivesse lá desde sempre, a observar o trabalho de Mona e a aprender o máximo. Poderia ter descoberto coisas sobre Noel - ele sempre foi violento. Ian e Garrett eram os outros membros e acabaram mortos. Jenna faz o que pode para esconder os vídeos e talvez tenha acabado por sentir simpatia por Charlotte e a sua história, tal como Noel e Shana. Melissa, namorada de Ian na altura, também tem ligações ao NAT Club, sendo que já trabalhou com Jenna - já as vimos a falar sobre umas gravações, serão estes vídeos? A própria Melissa parece esconder muita coisa, mais do que o facto de ter enterrado uma estranha. Ora relembrem:

 

Qual a conexão de Spencer com –A/A.D.?


Sempre existiu uma forte conexão entre Spencer, -A e Alison. Ela sempre foi acusada de ter magoado Alison, mesmo quando todos sabiam que isso era mentira. Supostamente, a própria Jessica e Charlotte viram a discussão de Spencer com Alison essa noite, o que traz muitas dúvidas. Se CeCe já lá estava e tinha visto Alison antes de lhe bater, como raios a foi confundir com Bethany? Não a iria reconhecer já que já a tinha visto naquela noite? Poderíamos dizer que ela nunca viu, mas então como adivinhou e contou ao Ezra, se –A sabia ela também! E porque estava Jessica tão preocupada, ao telefone, com o facto de ela ter fugido de Radley, a ponto de não querer que a filha saísse de casa? Elas eram amigas e Charlotte estava fora de Radley o tempo todo – ia à escola, a sua casa, a festas universitárias, tinha férias! Porque naquela noite? Talvez não fosse com ela que estava preocupada, mas sim com Bethany ou mesmo Mary. Mas sempre existiu uma áurea de mistério à volta de Spencer, até Jessica sempre a acusou de algo mesmo sabendo que Alison estava viva. Mas não admira que existisse uma certa raiva, Spencer é filha de Mary e foi adotada, tendo uma boa vida.

Sim, Spencer sempre teve um alvo maior sobre si, basta lembrar a Dollhouse, com Noel a colocar-lhe o sangue. Ela já esteve em Radley. Ela achou Charles familiar, de uma forma que seria estranho que o fizesse com Charlotte - sendo irmãs é possível, mas nunca teria ela sentido isso antes?

 

As minhas três possíveis teorias


Tenho três teorias que se encaixam na hipótese de Bethany estar viva e ser AD, sendo o grande mistério da série desde o início e alguém que nos é familiar.

E se Bethany estiver viva, ter ajudado Charlotte e conhecer Melissa?

Imaginem que Melissa sabia a verdade relativamente à irmã ser filha de Mary, e ela tinha outras duas filhas: Cece Drake e Bethany. A mais velha ficou aos cuidados da tia, Jessica, mas acabou em Radley. Spencer, como sabemos foi adotada. Bethany é dois anos mais velha que Spencer, por aquilo que sabemos, logo poderia ser irmã mais velha, que ficou a cargo do pai até ser internada em Radley muito nova. Caso as idades estejam incorretas, poderiam até ser gémeas! Os Hastings sabem que Spencer tem as irmãs, mas com as duas e mãe em Radley, todo o cuidado é pouco para proteger a filha desse meio, proteger o bom nome da família – soa algo que os Hastings fariam a todo o custo. Melissa sabe, até se dava um pouco com Charlotte, e talvez com Bethany. Afinal, porque raio estava o capacete de Melissa no estábulo que Bethany usava com Jessica (ou seria Mary?) - o capacete que vimos A a pegar quando vai a casa dos Hastings? Coincidência ou não, a própria Spencer acabou por passar uns tempos em Radley, como se fosse algo está nos genes. (A própria Grunwald admitiu que tudo está relacionado a Radley e às suas energias negativas, não nos podemos esquecer que Bethany foi o primeiro grande mistério de Radley!)

Imaginem Charlotte sempre a pensar que Jessica era a sua mãe, e Bethany descobre que afinal o seu pai tem um caso com Jessica. E foi nessa altura que ela percebeu: não era com Jessica mas sim com a sua mãe, Mary, que estava também em Radley. Foi assim que ela se chateou com Jessica porque nunca lhe contou a verdade, e ainda andava a enganar a irmã, Charlotte. Contou a verdade a Charlotte que passou a assumir uma nova identidade, Cece Drake, aproximando-se da mãe. O seu objetivo era sair de Radley definitivamente e levar a família consigo. Ela queria vingar-se de Alison, que lhe parecia ter tudo o Jessica não lhe conseguia dar: amor, estabilidade, família, liberdade, amigas. Mais do que isso, queriam vingar-se de Jessica, queriam que ela perdesse alguém que amava assim como elas perderam a mãe desde que nasceram até que se libertaram de Radley. Naquela noite, todas saíram com o objetivo de matar Alison. Quando Jessica recebeu o telefonema era de Mary que estavam a falar, daí ela se ter preocupado tanto. Bethany levou as roupas iguais às de Alison para se fazer passar por ela, distrair Jessica talvez, dar um motivo a Cece: “eu pensei que era a Bethany”.

Segundo duas destas teorias, foi neste momento que Melissa se cruzou com Bethany e o Jason viu-as, confundindo com Cece. No entanto, Alison escapou e é aqui que podemos seguir caminhos diferentes na teoria.

1- Arranjaram uma rapariga para ocupar o seu lugar, vestindo-lhe as mesmas roupas. Jessica pensava que a filha estava morta, até saber a verdade. Melissa voltou para trás e encontrou um corpo no chão, e Spencer poderia ser a culpada. Alison ou Bethany, na sua ideia, não interessava – tinha que a enterrar. Bethany fugiu com Mary, mas Charlotte não conseguiu escapar de Radley. Sozinha, torturou as liars porque lhe faziam lembrar de tudo o que aconteceu, de como tinha perdido a família. Bethany consegue recuperar algum contacto, transforma-se em A.D. e mata Jessica para uma vingança final. O facto de terem ciúmes de Spencer explica o porquê de ela ser tão acusada. Quando a irmã, Charlotte, morre ela decide descobrir quem o fez e vingar a sua morte.

2- Bethany morre mesmo, Melissa enterra o seu corpo para que ninguém tenha a possibilidade de desconfiar que Spencer é adotada. No entanto, alguém sabe a verdade, alguém que gostava de Bethany o suficiente para se aproximar de Charlotte e ajudá-la, querendo agora vingar a sua morte.


Isto explicaria muita coisa, assim como o facto de o médico dizer que lidou com dois dos seus bebés – as mais novas. Prefiro o primeiro caminho, confesso, com Bethany viva. Bethany pode ter escapado! E aqui sim, divido em três hipóteses/teorias:

1- Bethany é irmã mais velha de Spencer. Não a conhecemos ainda, mas a sua cara é-nos familiar porque serão parecidas, assim como Melissa e Spencer são parecidas (ainda que supostamente ela seja filha de Mary).

2- Existe uma possibilidade de Spencer ter uma gémea e ela ser Bethany, mesmo que não sejam muito parecidas supostamente. Mas talvez a Bethany adulta esteja muito parecida com ela. Em Pretty Dirty Secrets vemos uma pessoa igualzinha a Spencer com máscara, a agir de forma muito suspeita. E foi a gémea de Spencer que esteve com Hanna quando ela foi raptada, ajudando-a pois AD não queria magoar as liars mas sim saber tudo sobre a morte de Charlotte, a irmã. Nunca vimos a cara dela pois é a mesma de Spencer, apesar de ambiguamente já a termos visto antes. Isto justifica as referências de Veronica a uma gémea maléfica de Spencer, e as suas visões em Radley. A gémea (Bethany) é Black Widow, até porque muita gente comentou facto de ter um corpo parecido ao de Spencer. Melissa sabia de tudo e conversou com Bethany naquela noite, sendo que esta contou a Charlotte.

3- Bethany é irmã mais velha de Spencer porque, de facto, é Melissa. Nesta perspetiva, ela mentiu sobre muita coisa - o que é plausível, Melissa mente. É por isso que Jenna e Shana trabalhavam com/para ela. Daí ela estar mascarada naquele comboio. E contar a mentira do corpo que enterrou para encobrir a perseguição a Alison e dar Bethany como morta. Neste caso, era verdade que ela tinha conversado com Charlotte naquela noite pois estavam a falar sobre o plano delas - matar Alison. A verem que tinham falhado (a cova parecia vazia), colocaram lá outro corpo com roupas de Alison - justificando o facto de estarem iguais. Contudo, tal não explica se Mona acertou em Bethany ou não. E foi por isto que Mary pareceu tão interessada na foto de Spencer com Melissa. E Melissa sempre se deu com Charlotte, indo com ela para Cape May e avisando-a (segundo Wren) que Mona estava em Radley.

Em qualquer destas teorias (sendo que acredito mais na segunda), há coisas que são comuns e certas: AD sempre esteve do lado de Charlotte, o que justifica o porquê de perseguir o seu assassino e existir uma caixa - de Charlotte - com cartas de AD. Mary é mãe de Bethany e uma delas matou Jessica. Provavelmente ela matou Sara para não falar demais. AD provavelmente não tencionava magoar Spencer, mas foi quem disparou aquele tiro para parar Jenna.

 

Questões que ficam por resolver

Todas as teorias têm o seu senão, e aqui acontece o mesmo, pois não explica tudo.

- Qual a ligação de Sara Harvey com Charlotte? Nunca percebemos como Sara entrou na vida de Charlotte (pelo Radley?), estando disposta a arriscar a vida por ela.

- Quem matou Charlotte? Se AD está do seu lado e procura o assassino, quem a matou? Aposto em Mona, que continua a esconder algo, além de ter muitas razões - Charlotte raptou-a, torturou-a e roubou-lhe o jogo! Mas também poderia ter sido Melissa (ignorando a terceira teoria) com raiva por ela se ter metido com os Hastings e ainda lhe ter tirado o namorado. - O que Mona descobriu e qual a ligação de Alison com Bethany? Antes de ser raptada, Mona parecia certa de ter descoberto algo grande: Alison sabia do caso de Jessica com o pai de Bethany e queria atraí-la para a matar. Porquê? Terá descoberto algo que a levou a fazer uma ligação? Afinal, já há muito não se falava em Bethany. E ela já devia ter feito as contas e percebido que foi ela que acertou em Bethany, então porquê arriscar tanto?



234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page